• Como se Preparar para o Provão

O Exame Nacional de Cursos promovido pelo Ministério da Educação (MEC), mais conhecido como Provão, tem por objetivo avaliar os cursos superiores de todo o Brasil. Mas, para isso, quem tem de mostrar que a faculdade possui um bom nível é o aluno, que no último ano do seu curso precisa se submeter a uma prova com questões gerais sobre aquilo que aprendeu durante o curso. Para não fazer feio, algumas dicas podem te ajudar.

MÉTODO DE ESTUDO
Se você está levando a faculdade com seriedade, não precisa ficar muito angustiado com o Provão. O conhecimento cobrado será o mesmo que você obteve durante todo o seu curso, não há muito segredo. O site do Inep - Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (www.inep.gov.br) - tem informativos com os conteúdos que serão exigidos nas provas de cada um dos cursos.
Como são no mínimo quatro anos de estudo que estão sendo cobrados, será muito difícil revisar tudo aquilo que aprendeu. Procure priorizar aquelas matérias que você tem mais dificuldade. Uma boa sugestão é dar uma olhada nas avaliações do Provão dos anos anteriores para se familiarizar com o estilo da prova, que não apresenta pegadinhas e procura avaliar o raciocínio e conhecimento do aluno.

CURSINHOS PREPARATÓRIOS
Muitas faculdades, principalmente as particulares e menos conhecidas, passaram a oferecer cursinhos preparatórios exclusivamente para que o aluno tenha um bom desempenho no Provão. Se você estuda em uma dessas instituições, tome cuidado! A faculdade que faz isso mostra que seu curso não foi bem dado, pois tudo o que é cobrado no Provão deveria ter sido aprendido durante as horas normais de aula.

O DIA DA PROVA
Uma das vantagens para você que pretende ter um bom desempenho no Provão é a falta de pressão. O seu desempenho na prova não implica em nada nas suas notas da faculdade e também não há a pressão de ser reprovado no Provão. Com isso em mente, faça as questões com tranqüilidade, começando, de preferência, por aquelas que você considera mais fáceis.
Para não ter problemas com atraso, procure sair de casa com uma boa antecedência. Se você não conhece direito o local onde a prova será realizada, informe-se com amigos e consulte guias de ruas. Não custa lembrar que a presença na prova ainda é obrigatória para a obtenção do diploma.

POR QUE IR BEM?
Muitas pessoas questionam a eficácia do Provão, argumentando que falta um incentivo maior para que os alunos se dediquem quando forem resolver a prova. De qualquer forma, você pode encarar a avaliação como uma forma de verificar o quanto conseguiu reter de conhecimento nesses anos de estudo. Normalmente colocamos em dúvida se estamos prontos para atuar na profissão que escolhemos, e essa é uma boa oportunidade de provar isso.
Outra forma de enxergar o Provão é levando em conta que uma nota alta pode ser um diferencial no concorrido mercado de trabalho atual, já que o MEC chega a oferecer uma bolsa de mestrado para o aluno que tiver o melhor desempenho no geral.

Se você cursa em uma instituição que teve um conceito baixo anteriormente, procure conscientizar seus colegas a levarem a prova a sério, pois ter no currículo que você cursou uma faculdade nota "A" só te trará benefícios.