• Teste avalia conhecimento de segundo idioma

O domínio de um segundo idioma é algo que pode abrir muitas portas para você, tanto na sua vida acadêmica como profissional. Em algumas situações, porém, não basta apenas dizer que sabe se virar em outra língua, pois é necessário apresentar um documento que comprove seu nível de conhecimento. Caso esteja em seus planos fazer uma pós-graduação ou intercâmbio no exterior, prepare-se para passar por um teste de proficiência.

Basicamente, os testes de proficiência avaliam a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua. Em alguns casos, há também prova oral. Antes de fazer o exame, verifique o nível de exigência do teste ao qual terá de submeter e analise se tem realmente condição de obter a nota que precisa, pois senão jogará dinheiro fora. O Toefl, um dos testes de língua inglesa mais requisitados pelas instituições de ensino do Brasil e do exterior, custa US$ 130 para ser feito.

O motivo que o leva a prestar um exame de proficiência deve realmente ser pensado com cuidado. Para um aluno de medicina que deseja cursar mestrado em reumatologia na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, é necessário conseguir 120 pontos no Toefl, em uma escala que vai de 10 a 300 pontos. Agora, se um estudante de administração quer fazer um MBA no exterior, a pontuação terá de ultrapassar a marca de 235.

Caso você necessite fazer o teste de proficiência, mas ainda não se sente seguro para atingir seu objetivo, muitas escolas de idiomas oferecem cursos preparatórios e simulados dos exames mais utilizados. Outra forma de se preparar é analisar qual é a sua principal dificuldade (gramática, redação, expressão oral, etc.) e buscar ajuda de um professor particular para corrigir essa deficiência.

Mesmo os alunos que se consideram preparados para o teste não devem se descuidar. Leia revistas e livros, acesse sites, assista a filmes e programas de TV e ouça músicas na língua estrangeira, para se familiarizar ainda mais com o idioma. Além disso, não deixe o nervosismo atrapalhar seu desempenho. Evite pensar que o exame pode definir seu futuro, procure ter uma boa noite de sono antes do dia da prova e alimente-se adequadamente, pois, então, basta mostrar o que sabe e colher os frutos de um bom resultado.