• Como Organizar Seu Portifólio

FONTE: TEMPESTADE

Para a maioria dos profissionais, montar um bom currículo é a grande preocupação quando se quer arranjar um novo emprego. Além disso, a pessoa só precisa se preparar para dinâmicas de grupo e entrevistas. No entanto, se você optou pelas áreas de publicidade, arquitetura, fotografia e desenho industrial, por exemplo, montar um portfólio será essencial para conseguir um lugar no mercado de trabalho.

- PREPARAÇÃO DO PORTFÓLIO
Por se tratar de algo que envolve uma produção artística e pessoal, a elaboração do portfólio não obedece a regras absolutas. No entanto, fazer algo que foge de todos os padrões nem sempre é a melhor saída, a não ser que você seja um gênio. A pessoa que avaliar seu portfólio pode não notar a criatividade do seu trabalho, mas sim achar que você é pretensioso.
Para fazer um portfólio que agrade, procure se informar com professores ou colegas que já conseguiram empregos ou estágios. Eles poderão dar dicas importantes que só irão te ajudar. Observar o maior número de portfólios também será bom para você pegar idéias que poderão ser utilizadas posteriormente.

- ESCOLHA DOS TRABALHOS
Os trabalhos que você colocar em seu portfólio devem ser exclusivamente de sua autoria ou, no caso da publicidade, peças em que a sua participação foi decisiva. Jamais copie o trabalho de terceiros, pois, futuramente, essa atitude, em vez de te ajudar, só te trará problemas.
Um bom portfólio deve ser mudado constantemente. Os trabalhos precisam ser escolhidos levando-se em conta o tipo de empresa em que eles serão apresentados. Para um fotógrafo, por exemplo, não adianta ter belíssimas fotos posadas se ele está à procura de emprego num jornal diário. Conseguir captar a filosofia do lugar onde você quer trabalhar será essencial, pois o avaliador perceberá isso e saberá que você tem a visão de que os trabalhos sempre precisarão agradar um público específico.
O portfólio é, antes de tudo, uma seleção dos melhores trabalhos que você já realizou. No entanto, nem sempre um que você gosta muito será aquele que impressionará o avaliador. Por isso, procure mostrá-los a profissionais mais experientes para obter outras opiniões e saber quais são aqueles que devem ser escolhidos.

- DURANTE A ENTREVISTA
No caso de o avaliador analisar o portfólio na sua frente, não procure dar muitas explicações sobre seus trabalhos sem que seja questionado. Fotos e anúncios que precisam ser explicados, por exemplo, não serão bons trabalhos, pois eles teriam de falar por si próprios.

Mesmo que seu portfólio seja excelente, lembre-se que as empresas contratam pessoas. Por isso, tenha um comportamento discreto e jamais fale mal de outros profissionais com quem já trabalhou, porque isso demonstra que você não é uma pessoa de confiança.