• Ciência da Computação ou Processamento de Dados

Quem escolheu entrar no segmento de informática deve saber que todas as graduações nesta área têm origem em dois braços principais - Ciências da Computação e Processamento de Dados. Com cerca de vinte e quatro mil alunos matriculados, o curso de processamento de dados lidera o ranking dos mais procurados, segundo a Semtec (Secretária de Educação do Ensino Médio e Tecnológico).

Em segundo lugar, com nove mil alunos matriculados, está o curso de tecnologia em Informática e em terceiro o de tecnologia em Mecânica com 7.500 alunos. Estudante do 1º ano de Processamento de Dados da FATEC, Demétrio Rafael Neri mal começou o curso e já pensa em cursar outra faculdade para complementar seus conhecimentos. “A minha escolha está na área de segurança de dados, mas futuramente pretendo fazer outras faculdades e cursos para complementar este diferencial que gostaria de ter na minha carreira”. Quem faz Processamento de Dados é como um clínico geral.

A formação é muito abrangente e pouco aprofundada. O bacharel em Ciências da Computação, no entanto, já tem um conhecimento mais profundo. Os demais cursos na área de informática são subdivisões criadas para suprir a falta de aprofundamento dessas duas primeiras.

O curso de Ciências da Computação tem em média quatro anos e o aluno sai da faculdade capaz de atuar no desenvolvimento científico e tecnológico da computação, sintonizado com o mercado de trabalho e com as tecnologias atuais.

As áreas de atuação são as mais diversas, o cientista da computação pode selecionar, implantar, configurar e manter sistemas computacionais, envolvendo tecnologias como banco de dados, redes de computadores e sistemas operacionais, desenvolver sistemas de software e ainda desenvolver pesquisa científica e tecnológica em computação, aplicar a tecnologia computacional em áreas multidisciplinares como multimídia, jogos, realidade virtual, robótica.

Já para quem opta por fazer Processamento de Dados, o curso tem um número maior de disciplinas práticas, o objetivo do curso é formar, em curto período de tempo, normalmente a duração são de três anos, um técnico de nível superior com atuação destacada e rápida absorção no mercado. Central de Atendimento da Dendrite O curso habilita o profissional a programar computadores em linguagens modernas, analisar e desenvolver aplicativos, projetar e implantar sistemas de informações e gerenciar centros de informações.O mercado de trabalho é bem amplo, o profissional tem a possibilidade de atuar em várias áreas da computação, como software básico ou científico, arquitetura e redes de computadores e sistemas de informação.

É ele quem desenvolve tanto softwares básicos para microcomputadores domésticos quanto complexos sistemas para processar, organizar e disponibilizar informações em uma instituição financeira. A Internet e a biotecnologia computacional - ciência que une genética e informática para catalogar genes humanos, de plantas, animais e de microorganismos - são outras áreas que disputam seus serviços.

Além disso, o curso capacita o estudante a iniciar-se na carreira de pesquisador ou a ser um empreendedor, montando sua própria empresa.Há alguns requisitos básicos para quem quer seguir essa profissão. Para Sandra Pereira, supervisora de help desk da Dendrite – multinacional de soluções em software empresarias - um bom desempenho com trabalhos em equipe e bom relacionamento interpessoal hoje em dia é fundamental para um bom profissional, principalmente na área de informática, que abrange muitos campos de atuação, desde vendas até projetos, todos diretamente relacionados com clientes. O estágio é essencial para o desenvolvimento prático do estudante, uma vez que na faculdade nem sempre é possível aprender tudo o que a função requer. “No departamento de help desk, atribuímos funções que colocam o estagiário em situações que o levam a desenvolver tomada de decisão, aprimoramento do trabalho em equipe e habilidades para ministrar treinamentos internos. E quando possível aproveitando algum conhecimento extra do estagiário colocando em prática tal função, por exemplo: web designer”, diz Sandra.

O estudante pode começar estagiando em bancos, seguradoras, empresas públicas, empresas de desenvolvimento de software e hardware ou como prestador de serviços em consultoria. O segmento de telecomunicações e informações, tão atraente nos últimos anos, tem sido uma das oportunidades que tornam o mercado de trabalho promissor para os profissionais da computação.