• Atividade Acadêmica (Monografias) Podem Abrir a Porta Para o Primeiro Estágio

"Não tenho um histórico profissional. Como posso entrar no mercado de trabalho se a experiência é requesitada?". Essa é uma dúvida comum à maioria dos estudantes universitários, que ainda não entraram no mercado de trabalho. A resposta à pergunta é uma só: "Passe a se envolver de maneira efetiva com as atividades acadêmicas", aconselha Tânia Izzo, supervisora de projeto em recrutamento e seleção da Pró RH.

As entrevistas para estágio ou emprego geralmente são realizadas tendo como base os históricos profissionais dos candidatos.

Porém, em algumas situações como, por exemplo, o preenchimento de uma vaga para a qual experiências anteriores não são necessárias, os recrutadores costumam tomar como base o histórico escolar ou, em outras palavras, a vivência universitária do candidato.

De acordo com Tânia, algumas empresas buscam pessoas sem experiência profissional, pois assim podem moldar e desenvolver as habilidades e o talento do jovem profissional de maneira que se adaptem à realidade e aos objetivos da corporação. As seleções para esse tipo de vaga costumam levar em consideração o histórico escolar. Ao realizar atividades relacionadas ao mundo universitário, como integrar um centro acadêmico, uma empresa júnior, um diretório acadêmico, ou participar de evento estudantis, o jovem pode adquirir habilidades que são esperadas e apreciadas por empresas, que podem vir a contratá-lo, mesmo não tendo um histórico profissional de primeira.

"O que se pede ao jovem é cultura e conhecimentos atuais, e isso é possível se ele se envolver com a faculdade", argumenta Tânia. Isso não quer dizer que o estudante tenha que ter as melhores notas da turma, mesmo porque, segundo Tânia, "O que se procura não é um expert que estuda e decora para prova, mas uma pessoa que possa compreender e associar com o momento atual aquilo que é visto em sala de aula".

O envolvimento com essas atividades acadêmicas mostra o quanto o estudante é capaz de se comprometer com determinados objetivos, e o comprometimento é muito importante, no ponto de vista das empresas. A busca dessas atividades, de cursos extra-classes, de matérias eletivas ou optativas, caracteriza o jovem como um possuidor de iniciativa, proatividade e de auto-desenvolvimento.

"A atitude do estudante, ao mostrar que busca algo além daquilo que lhe é proposto, é muito valorizada durante uma seleção", conta Tânia. Os recrutadores costumam adquirir as informações referentes ao histórico escolar do candidato de maneira indireta, geralmente através das apresentações, perguntas e dinâmicas.

Por isso é muito importante que o jovem destaque durante a entrevista todas aquelas atividades com as quais se envolveu, por mais que elas possam parecer irrelevantes. "O candidato tem que valorizar, mas não deve aumentar", sugere.