• Aproveite as Férias e Faça um Trabalho Voluntário

As férias chegaram e você não sabe o que fazer para aproveitar o tempo livre. Descansar a cabeça depois de um ano duro na faculdade é necessário, mas também pode utilizar os dias que terá longe das salas de aula para exercitar aquilo que aprendeu. Uma maneira de aprimorar seu conhecimento, e ainda ajudar outras pessoas, é dedicar-se a um trabalho voluntário. Em dezembro de 2003, Tarsila Yumi Tachibana, 23 anos, estava no último ano do curso de odontologia da Universidade de São Paulo (USP), quando foi a Manaus realizar um trabalho voluntário junto a uma equipe da igreja que freqüenta. "Eu substituí uma dentista que atende em duas igrejas que ficam em favelas de Manaus. Além do consultório, há também uma escola infantil e eles dão aula de informática", afirma Tarsila, que depois de ficar uma semana na capital amazonense ainda passou mais sete dias em trabalhos sociais na comunidade ribeirinha de Beruri.

Antes de fazer esse trabalho voluntário, Tarsila só havia atendido dentro da faculdade. "Em Manaus, eu não pude oferecer um atendimento 'top' por causa da falta de condições, de materiais, mas o pouco que se faz, para eles, é muito", disse a dentista recém-formada, ressaltando o crescimento profissional que a experiência lhe rendeu. "Na faculdade, sempre tinha o professor do lado, dizendo o que deveria ser feito. Lá eu estava sozinha e precisava tomar todas as decisões, ajudou-me a ganhar mais confiança, a trabalhar sem depender de alguém mais experiente para me orientar".

A sensação de utilizar sua habilidade para auxiliar os outros serviu também para Tarsila confirmar que a profissão escolhida por ela na época do vestibular não foi uma opção equivocada. "No começo da faculdade, eu não gostava do curso, pois não sabia se ficaria satisfeita com a profissão. Quando descobri esses trabalhos voluntários, eu vi que poderia ajudar alguém e me senti feliz", diz a ex-aluna da USP, que no final de 2005 vai participar de outro projeto no Amazonas, dessa vez em São Gabriel da Cachoeira.

Para quem se interessa em fazer um trabalho voluntário, Tarsila recomenda que os estudantes aproveitem as oportunidades que surgirem. "Nessa fase, o importante não é só ganhar dinheiro, mas sim adquirir experiência", sugere. Busque informações na sua faculdade, pois muitas instituições oferecem ações para seus alunos. Outro modo de se envolver com o voluntariado é por meio das organizações não-governamentais. De qualquer forma, não perca a chance de ser útil para aqueles que precisam.