• Produção dos Trabalhos Acadêmicos

O QUE É TRABALHO ACADÊMICO?

Documento escrito que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento sobre o assunto escolhido. Deve proceder de uma disciplina, curso ou programa. Na prática, a normatização está presente na fabricação de produtos, na transferência de tecnologia, na comunicação proporcionando meios eficientes na troca de informação, na melhoria da qualidade de vida, por meio de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente. Os trabalhos acadêmicos são também uma forma de comunicação que proporcionam troca de informação e, portanto, devem ser normatizados. Tipos de Trabalho Acadêmico: Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado etc.

• O QUE É DISSERTAÇÃO?

Instrumento de formação que permite introduzir a pesquisa científica os estudantes de graduação.

• O QUE É TESE?

Documento escrito visando à obtenção do título de Mestre, que representa o resultado de um trabalho experimental, de tema único, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações ou a exposição de um estudo científico retrospectivo (trabalho de revisão de literatura). Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato.

É feito sob a orientação de um orientador com título de Doutor.

• O QUE É PROJETO DE TRABALHO ACADÊMICO?

Ao iniciar um trabalho acadêmico, é necessário elaborar um projeto e/ou um plano de trabalho no qual conste, no mínimo, os seguintes itens:

3.1 Escolha e delimitação do tema e/ou assunto.
3.2 Justificativa.
Objetivos.
3.3 Formulação do problema.
3.4 Formulação da hipótese.
3.5 Metodologia.
3.6 Cronograma.

• O QUE É ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA/ASSUNTO?

A escolha do tema e/ou do assunto é, indiscutivelmente, o primeiro passo para desenvolver um trabalho acadêmico. A tendência no início é a escolha de um tema amplo e genérico. Psicologicamente, parece que um tema genérico transmite maior segurança, pois quanto mais específico o assunto escolhido, menos ou quase nada resta a falar.

Mas, é preciso encontrar dentro desse tema genérico ou relacionado a ele, um assunto mais específico, mais pontual - delimitação do tema.

O auxílio do professor e/ou do orientador pode ser necessário, pois nossa percepção parece quase sempre indicar que a delimitação atingiu o limite. Delimitar significa por limites, isto é, determinar a profundidade, abrangência e extensão do assunto.

A escolha do tema deve ainda corresponder ao interesse do aluno/pesquisador; as fontes de informação devem ser acessíveis e as fontes de consulta devem ser manejáveis e estar ao alcance da cultura do aluno/pesquisador.