• ▪Qual a Hora Certa Para Trabalhar?

Quem entrou na faculdade e nunca teve um emprego sabe que a hora de começar a trabalhar está próxima. No entanto, o momento de tomar uma decisão tão importante como essa deve ser escolhido com muito critério. Confira abaixo algumas dicas e veja se você está preparado para entrar no mercado de trabalho.

· Defina objetivos Antes de começar a trabalhar, tenha bem claro o que você quer. Para algumas pessoas que estão na faculdade, arranjar um emprego é uma necessidade, senão elas não terão dinheiro para bancar o curso. Se esse não é o seu caso, verifique se arrumar um trabalho agora não prejudicará seus estudos.

Para quem tem dúvidas sobre o curso universitário que escolheu e quer ter uma experiência prática na área, buscar um estágio logo nos primeiros anos é recomendável, pois pode evitar uma decepção em relação à futura profissão. Agora, se a sua intenção é seguir a carreira acadêmica, a melhor coisa a fazer é se dedicar integralmente à faculdade, ou, no máximo, fazer cursos paralelos no tempo livre.

Um dos principais motivos que leva o jovem a buscar o primeiro trabalho é a sensação de não estar produzindo. Uma forma de resolver esse problema sem sofrer com o estresse e a responsabilidade que um emprego exige é trabalhar como voluntário, mesmo se a ocupação não tiver relação direta com o seu curso. Além de prestar serviço a outras pessoas que precisam, será uma ótima experiência que deve ser colocada no currículo.

· Tenha o apoio dos pais Não será no seu primeiro emprego que você conseguirá a independência financeira e, por isso, é muito importante ter o apoio dos pais nesse momento. Para eles, às vezes é melhor que o filho se dedique totalmente à faculdade para só trabalhar depois de formado. A opinião deles sempre deve ser levada em conta.

Em outras situações, o filho é quem não quer trabalhar e os pais exigem que ele arranje um emprego. Nesse caso, é necessária uma boa conversa em que todos possam expor seus motivos para chegar a uma decisão consensual. · A vida não é só trabalho Caso tenha decidido arranjar um emprego, lembre-se que você não deve deixar de fazer as outras coisas que gosta só porque agora vai trabalhar. A dedicação na faculdade tem de ser a mesma, assim como é importante separar um bom tempo para passar com a família e os amigos.

Como o trabalho toma boa parte do seu tempo, você passa a dar mais valor para os períodos de folga e começa a definir as prioridades de sua vida. Em vez de gastar horas e horas em atividades que não são essenciais, cada minuto é precioso, seja para descansar, se divertir ou estudar.