• Observer o TCC alheio e Melhore Sua Apresentação

O trabalho de conclusão de curso (TCC), em muitas faculdades, é a última etapa para o aluno conseguir o diploma universitário. Após meses de pesquisa, horas em frente ao computador e muita discussão com o grupo e o orientador, chega o temido momento da apresentação. Para não se atrapalhar quando tiver de passar pela banca de avaliação, uma boa dica é assistir a apresentações de outros grupos.

"O fato de assistir a outro grupo tira a tensão do aluno", afirma Sônia Maria Coelho, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente. Além de deixar a pessoa mais tranqüila, ver diversas apresentações familiariza o universitário com aquilo que terá de enfrentar. "O estudante pode aprender como é a forma de apresentação e conhecer todo o procedimento de avaliação".

Estar por dentro das "regras do jogo" conta muito para quem quer ser aprovado. Por isso, quanto antes o aluno se acostumar com a idéia de assistir às avaliações de seus colegas, mais chances terá de fazer uma boa apresentação quando chegar sua vez. "Seria interessante se os alunos assistissem às apresentações desde os primeiros anos na faculdade. É uma experiência enriquecedora", diz Sônia Maria, que não acredita que isso ocorra com freqüência. "As apresentações chamam mais a atenção dos estudantes dos últimos anos".

Ao presenciar o momento de defesa do trabalho de outros grupos, o universitário tende a ficar mais confiante ao ver diversos colegas serem aprovados, mas também é possível aprender com algumas reprovações. "Essa é a oportunidade de o aluno se mobilizar, fazer uma releitura do trabalho para verificar eventuais falhas e mudar qualquer coisa que possa ser prevenida", explica a coordenadora da Unesp.

Uma apresentação bem-sucedida, no entanto, não depende somente de o aluno ter familiaridade com o tipo de avaliação, estar calmo e saber falar em público. Para que a aprovação seja praticamente certa, é necessário que o trabalho tenha qualidade e o estudante saiba defender aquilo que escreveu. "Em primeiro lugar, ele deve ter segurança quanto ao tema do trabalho. O aluno tem de conversar muito com o orientador, fazer um mapeamento do texto e buscar recursos para melhorar sua apresentação, como usar datashow ou transparência", sugere Sônia Maria.