• ▪Salve Futuros Publicitários!

FONTE: TEMPESTADE

O publicitário é responsável desde a criação até a divulgação de campanhas de publicidade, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, e como resultado promover sua venda.Conforme o Guia do Vestibular 2003, o profissional desta área tem remuneração média inicial de R$ 1.400,00.

Ele estuda 4 anos e termina o curso formado em Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, segundo definição oficial do MEC. Algumas faculdades utilizam outra denominação, como a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, popularmente o curso tornou-se conhecido como Propaganda e Marketing. Valeska Ribeiro, gerente de recursos humanos.

Na ESPM o curso prepara o estudante para atuar na realidade atual, a formação deste profissional precisa ser completa e profunda, e não mais restrita à Propaganda, diz Luiz Fernando D. Garcia - diretor nacional do curso de comunicação/ graduação – ESPM. Por isso, o objetivo do curso é a formação de um profissional com capacitação técnica aliada ao pensamento lógico e estratégico, valorizando sempre a postura ética e criativa na abordagem de problemas e desafios de mercado, completa Luiz Fernando.

Sabrina Spinelli Com mensalidade média de R$ 1.400,00 o curso é direcionado para os que pretendem atuar em agências de comunicação, fornecedores de serviços, empresas e veículos de comunicação.A dificuldade para encontrar um estágio na área, está diretamente relacionada a demanda, pois existem poucas agências de publicidade no mercado.

É difícil atender à grande procura dos estudantes, segundo a ESPM 250 alunos ingressam por ano no curso. Os estudantes precisam conhecer o funcionamento de uma agência, e entender que a realidade é muito diferente de uma empresa ou indústria, diz Valeska Ribeiro, gerente de recursos humanos da Loducca Publicidade.

Há 2 anos a agência fez o “Dia do estagiário”, um dia inteiro para os estudantes conhecerem funcionamento dos departamentos, a rotina diária dos profissionais, e apresentarem seu currículo, muitos dos estagiários da Loducca vieram do evento.

O estagiário participa de reuniões, briefing, planejamento, e ele é treinado para ser efetivado, cenário que acontece após em média 1 ano de estágio, completa Valeska.Nem todos sonham com uma agência, esse é o caso de Sabrina Spinelli, efetivada após 8 meses de estágio, hoje ela é assistente de atendimento na Loducca, mas nunca pensou em trabalhar nesta área, seu objetivo era atuar com Marketing Esportivo.

É preciso ter conhecimento além da faculdade, pois a realidade do mercadoé outra. Por mais difícil que seja no início, não se pode abandonar a chance de vivenciar a realidade da profissão para aprender e descobrir qual a sua área de interesse, diz Sabrina. “Nunca quis trabalhar em uma agência, mas hoje sou apaixonada pelo meu trabalho, pois tive a oportunidade de vivenciar a realidade do mercado.”, finaliza ela.