• Como usar a internet para pesquisa de monografias

A internet traz facilidades para diversas áreas. Para quem está na faculdade, então, o uso da web é quase imprescindível nos dias de hoje, seja para fazer pesquisas, otimizar a comunicação ou obter informações sobre a TRABALHOS PRONTOS ESCOLARES profissão. Fique atento a todas as vantagens que ela oferece e faça bom proveito.

USO DO E-MAIL
O e-mail é uma ferramenta que deve ser usada com freqüência por quem cursa uma faculdade, sobretudo para se comunicar com colegas e professores. Com ele, você envia e recebe (sem sair de casa, com segurança e rapidez) arquivos que serão úteis para seu estudo. Em alguns casos, até as entregas de trabalhos podem ser feitas pela internet, já que os programas de correio eletrônico emitem comprovantes de envio.
Para aprimorar a utilização do e-mail em sua classe ou grupo de trabalho, uma boa dica é utilizar as listas de discussões, conhecidas também por e-groups. Por esse serviço, quando você manda um e-mail para a lista, todas as pessoas cadastradas recebem a mensagem. Isso é útil tanto para definir questões relativas a algum trabalho quanto para discutir assuntos ligados ao curso.

PESQUISA
Os sites de busca podem ser úteis em muitos momentos da sua vida universitária, seja para uma simples consulta ou para fazer pesquisas completas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que a facilidade não acabe depondo contra você. Lembre-se que copiar parte de uma obra, sem citar a fonte, é plágio.
Quando precisar tirar uma dúvida, procure a resposta em sites de órgãos oficiais ou que possuam alguma representatividade. O senso crítico é essencial quando estiver navegando, já que não se deve acreditar em tudo o que se lê, principalmente pelo grande volume de informação disponível. Se o erro for repassado para o trabalho, há um grande risco de o trabalho ser prejudicado por isso.

MENSAGENS INSTANTÂNEA
Conseguir reunir um grupo para fazer um trabalho da faculdade está cada vez mais difícil. Diante desse impasse, o uso dos softwares de mensagens instantâneas pode auxiliar bastante. Os integrantes do grupo ficam trabalhando em casa e têm como falar entre si em tempo real, se necessário.
Com esses programas, disponíveis nos principais provedores de acesso do país, você conseguirá criar salas de bate-papo (chat) restritas a quem você quiser, além de outros serviços, como troca de arquivos e envio de links.

DISCO VIRTUAL
O serviço de disco virtual, também oferecido pelos provedores mas ainda não muito utilizado, facilitará sua vida se você costuma usar a internet a partir de diversos computadores para fazer seus trabalhos da faculdade. Com ele, você salva seus arquivos nos servidores do provedor que escolher e poderá acessá-los de qualquer lugar, mediante sua senha.
Esse serviço também é útil para quem trabalha em grupo, já que permite que o mesmo arquivo possa ser manipulado por diversas pessoas. Para quem precisa enviar muitas imagens, o uso do disco virtual é altamente recomendado. Neste caso, como os arquivos são pesados, utilizar o e-mail não é a melhor opção.

SITES DE FACULDADE
Muitas faculdades reconhecem que a internet é uma ferramenta fundamental para seus alunos e disponibilizam em seus sites diversos serviços, como a consulta online de notas, divulgação de eventos e notícias que envolvem temas relacionados aos cursos oferecidos. As informações sobre a grade curricular e o corpo docente também são importantes.