• Como se envolver com pesquisa científica

A função das universidades não é somente formar novos profissionais, mas também produzir conhecimento, o que só é alcançado com a pesquisa científica. Se você é aluno e pretende seguir pelo caminho acadêmico, procure o quanto antes se envolver nos projetos da instituição onde estuda.

- INICÍO
O primeiro passo para participar de pesquisas científicas é entrar em um projeto que já vem sendo desenvolvido por sua faculdade. Pelo trabalho já estar em andamento, ficará mais fácil se envolver e aprender com os colegas e professores. Informe-se e escolha uma pesquisa que trate de um assunto de seu interesse: assim, você não corre o risco de desanimar e abandonar o grupo no meio do caminho.
Outra forma de ganhar experiência é ampliar um trabalho de uma das matérias da faculdade para que seja publicado em revistas científicas. Para que isso se torne possível, será necessária a ajuda de um professor para orientá-lo.

- BOLSAS
Quem não pensa em participar de uma pesquisa científica ainda no curso de graduação por falta de apoio financeiro já pode mudar de idéia. Em São Paulo, por exemplo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) oferece bolsas de R$ 330 por mês, pelo período de um ano, para alunos envolvidos em pesquisas na faculdade.
No País, o principal órgão público que colabora com os pesquisadores é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para saber quais os critérios necessários para se obter uma bolsa, acesse www.cnpq.br.

- DEDICAÇÃO
Ao entrar em um grupo de pesquisa científica, você precisa ter a consciência de que o trabalho a ser desenvolvido demandará tempo e, naturalmente, será necessário abrir mão de algumas coisas. Por isso, pense bem antes de se comprometer. O envolvimento será ainda maior se você recebe alguma bolsa para desenvolver sua pesquisa. Nessa situação, fica definido que o aluno não poderá exercer nenhuma atividade remunerada paralela enquanto estiver usufruindo a ajuda.

- BENEFICIOS
Envolver-se em pesquisa científica já na graduação é essencial para quem pretende fazer mestrado ou doutorado no futuro. No entanto, mesmo os alunos que não pensam em seguir uma carreira acadêmica podem tirar lições preciosas da experiência.

Como a maioria dos estudos é realizada em grupos, você acaba aprendendo a trabalhar em equipe. Em alguns casos, pelas pesquisas envolverem outras faculdades, você amplia seus contatos com profissionais e estudantes da área.