• Leitura Dinâmica Ajuda Nos Estudos

A proximidade da semana de provas força muitos universitários a acelerem sua leitura para não fazer feio nos trabalhos e exames. Quem deixa tudo para a última hora, porém, não consegue ler e assimilar toda a matéria que deveria e tem um rendimento abaixo do esperado. Para os alunos que sofrem com a falta de tempo, ou para aqueles que querem ampliar seu conhecimento, uma boa estratégia é realizar um curso de leitura dinâmica.

"O curso de leitura dinâmica desenvolve uma capacidade que já temos, serve para dar mais agilidade e aprimorar a leitura", afirma João Bastos, diretor do Centro de Aprendizagem Acelerada, que dá um exemplo. "No cinema, por mais que você queira ler a legenda vagarosamente, você lê rápido, pois tem uma concentração maior".

No curso de leitura dinâmica, os professores ensinam a pessoa a reconhecer as palavras inteiras, em vez de ler sílaba por sílaba, como o aluno aprende desde a pré-escola. "Depois, fazemos com que a pessoa perca vícios, como retroceder na leitura e vocalizar aquilo que está sendo lido", diz Bastos. Com a assimilação dessas técnicas, o estudante terá sua velocidade de leitura triplicada. "Em média, uma pessoa lê 150 palavras por minuto. Com o curso, ela passa a ler 450 palavras e, em alguns casos, pode chegar até a mil palavras".

Quando a velocidade de leitura do aluno se consolida, ele passa a aprender como compreender e memorizar um texto. "O curso ensina como identificar as palavras-chave de cada parágrafo. Com isso, a capacidade de compreensão do texto aumenta para, ao menos, 80%", afirma o diretor, que mostra também que o curso ajuda a pessoa a estudar melhor. "Alguém que usa uma caneta marca-texto e sai grifando tudo não identifica o que é mais importante. A pessoa deve usar caneta de cores diferentes, mas com as palavras-chaves ela vai lembrar melhor aquilo que leu".

De qualquer forma, um curso de leitura dinâmica não vai resolver o problema do aluno que estuda apenas em lugares precários, como em um refeitório barulhento ou um vagão de metrô lotado. "Não adianta a pessoa estudar na cama, em um local confortável, que ela vai dormir. No ônibus, algumas pessoas têm tontura. O estudante precisa separar um espaço ideal para isso, com uma iluminação adequada e sentar com a coluna reta para evitar o cansaço", afirma Bastos.