• Como Fazer um Projeto de Pesquisa?

FREITAS, Geórgia Karla Roberto. 16.01.2008

Apesar de haver uma série de organizações a serem projetadas no plano de projetos, o pesquisador deve seguir um padrão – de acordo com as normas – e seguindo os critérios apontados pelo seu orientador.

De acordo com o esboço do projeto, este pode incluir ou suprimir algum elemento desde que condizente com as necessidades da temática da pesquisa. Ao se elaborar o texto, evitar a parcialidade que, atualmente, muitos alunos universitários ainda expressam nas linhas e entrelinhas dos seus textos: “Eu acho que...”/ “Na minha opinião...”/ “Talvez possamos...” não é só vício de redação presentes nas bancas de redação do ENEM.

A estrutura do projeto de pesquisa segue o seguinte esquema:

• Tema

• Justificativa do tema

• Objetivo geral

• Objetivo específico

• Formulação do problema da pesquisa

• Formulação da hipótese da pesquisa

• Metodologia da Pesquisa

• Definição dos termos da pesquisa

• Bibliografia

• Cronograma

• Custos.

- DO TEMA:

É o objeto central da pesquisa, identificado e delineado no esboço do projeto, antes da apresentação do texto final. Para definir esse objeto, é aconselhável partir de uma necessidade pessoal de pesquisa. O tema está diretamente ligado ao título. Antes, decide-se qual será o ponto central da temática. E, após o seu desenvolvimento, o título.

É importante delimitar o tema, antes da apresentação do título. A delimitação ocorrem em favor da necessidade que o pesquisador tem de desenvolver o tema. A pergunta para essa etapa: Como irei desenvolver o tema o qual desejo pesquisa e me aprofundar?

Exemplificando: Se desejo escrever sobre a Vigilância Sanitária, traço em meu esboço idéias a respeito desse tema:

- A vigilância sanitária e a água

- A fiscalização da canalização doméstica

- As leis que regem o fornecimento da água.

- DA JUSTIFICATIVA:

Nessa seção o pesquisador expõe o porquê deseja pesquisar sobre o tema – já delimitado. A pergunta para essa etapa seria: Por que esse tema me interessa?

Essa justificativa começa a levar o aluno à reflexão de ordem teórico-científica a respeito da temática escolhida. Ele buscará justificar COM BASE EM AUTORES A SEREM INDICADOS EM SUA BIBLIOGRAFIA o motivo pelo qual escolhera esse objeto.

- OBJETIVO GERAL

O tema deve ser apresentado, nessa seção, conforme a visão geral do aluno. Deve relatar o assunto (objeto) da pesquisa, estruturado em um parágrafo.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esta seção está vinculada ao objetivo geral. É uma forma de desenvolver cada item dentro do que se pretende fazer para atingir a relevância da investigação científica. São pequenos parágrafos, com o verbo no infinitivo e pode ter uma palavra central que seja abrangente em relação ao objetivo geral.

- FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA

Nesta seção, o aluno irá perguntar: Qual é a questão principal que desejo entender/compreender/responder ao longo da minha pesquisa? O problema se apresenta em forma de pergunta, vinculada aos objetivos. Retrata COMO e QUAIS caminhos poderiam ser percorridos ao longo da pesquisa para atender aos objetivos específicos.

- FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA

Aqui o aluno cogitará as possíveis resoluções – previamente sugestionadas no campo teórico – para responder à formulação do problema. - METODOLOGIA DA PESQUISA

Nesta seção, o aluno informará como pretende coletar os dados necessários para o desenvolvimento da sua pesquisa. Aqui estabelecem: procedimentos para levantar as informações necessárias, se é por meio de entrevistas, questionários, dados estatísticos, observação de periódicos, levantamento do referencial bibliográfico.

- DEFINIÇÃO DOS TERMOS DA PESQUISA

Algumas terminologias e palavras utilizadas na pesquisas podem levar margem de dúvida patente ao longo de sua apresentação. Para discutir o significado científico dos termos referentes às áreas específicas é preciso o uso dos dicionários especializados.

- BIBLIOGRAFIA

Nesta seção, o aluno relacionará todas as fontes necessárias para a realização do projeto de pesquisa. Seja de uso metodológico, específico ou pertinente ao campo de estudo.

- CRONOGRAMA

Todo o trabalho científico pressupõe o planejamento de tempo e a previsão de quando se deseja realizá-lo. Essa etapa envolve todos os recursos humanos e materiais utilizados ao logo da execução da metodologia delineada na pesquisa. Apresenta-se em forma de tabela e aponta o mês e as etapas que serão realizadas naquele espaço de tempo.

- CUSTOS

Após a definição do cronograma, apontar-se-á o custo quantitativo do projeto. Em todo o projeto deve constar a relação de custo-benefício para que o financiador esteja ciente do retorno e investimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BIAGIO, Luis Arnaldo & BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócio: estratégias para Micro e Pequenas Empresas . Barueri, SP: Manole, 2005. FREITAS, A.B.A. Equipes Auto Gerenciáveis. Universidade Candido Mendes (UCAM). Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro – Centro – Curso de Administração. Agosto de 2001.