• Universidade atraem alunos com esportes

Nas competições esportivas que envolvem faculdades, como as paulistas Interodonto, Economíadas e Juca, muitos alunos têm a oportunidade de mostrar o talento nas pistas, quadras e piscinas, nem que seja apenas por um dia. Nos últimos anos, porém, não são só atletas de finais de semanas que defendem o nome das universidades, já que algumas instituições resolveram investir no esporte de alto rendimento, mantendo equipes profissionais durante o ano todo.

Uma dessas instituições é a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas (RS), que possui times que disputam competições nacionais de futsal, vôlei, basquete e futebol. O investimento no esporte profissional já trouxe títulos à faculdade e, com isso, novos estudantes. "A universidade tem o intuito de trazer alunos. Alguns anos atrás, tínhamos 300, 400 estudantes de educação física, mas hoje esse número é de 5 mil", explica Mauro Paiva, coordenador de esportes da Ulbra.

A estratégia de usar times profissionais como meio de divulgação do nome da instituição também é utilizada pela Universidade Salgado Oliveira (Universo). Com unidades em oito cidades de quatro Estados diferentes, a universidade monta núcleos esportivos em cada campus, que resultam em equipes de alto rendimento. No Campeonato Brasileiro de Basquete de 2004, quatro dos 16 times eram patrocinados pela Universo.

O investimento no esporte feito pelas universidades não beneficia apenas os estudantes que querem se tornar atletas, pois abre oportunidades para aqueles que querem iniciar a carreira dentro de sua área de conhecimento. "Os alunos podem fazer estágios e monitorias, não só em educação física, mas nas áreas de fisioterapia, imprensa, administração. Eles usufruem a estrutura que o esporte oferece", afirma Paiva.

Bom para a formação acadêmica, o esporte é necessário também como uma forma de lazer para os estudantes. "A partir de 2005, a estrutura do Esporte Clube Ulbra será ampliada, com a construção de várias quadras poliesportivas, piscinas e pista de skate, para o aluno aproveitar nos períodos livres. Com a estrutura existente hoje, eles só podem usar o que temos no horário das aulas", diz o coordenador de esportes da Ulbra.