• Empresa Júnior: O trabalho começa aqui!

A primeira experiência profissional do estudante pode iniciar dentro da Faculdade.
Aprender na prática e contar com a orientação de professores e coordenadores é a proposta das empresas juniores.

Com início na França em 1967, e trazidas para o Brasil em 1987, o movimento conta hoje com cerca de 115 empresas juniores que movimentam anualmente mais de 20 milhões de dólares e envolvem diretamente cerca de 200 mil estudantes, segundo dados da FEJESP – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo.
As três primeiras empresas juniores do Brasil foram a FGV, FAAP e Poli Estudos, hoje já existem mais de 600 juniores no Brasil.

A estrutura destas organizações envolve membros na diretoria, área comercial, marketing, operacional e outras, assim como qualquer outra empresa no mercado."O principal objetivo de uma empresa júnior é gerar desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico aos integrantes, proporcionando soluções e resultados ao meio empresarial e integração social" - diz Thomas A. Semple, presidente do Conselho diretor da Mauá Júnior.

Thomas A. Semple Presidente do Conselho diretor da Mauá Júnior
“Os preços dos trabalhos executados por uma júnior, são em média 30% abaixo do mercado, isso possibilita ao micro e pequeno empresário ter acesso a uma boa consultoria, mas com valores que ele pode pagar.” - afirma Bruno Villar, presidente da Júnior FAAP.

Bruno VillarPresidente da Júnior FAAP Toda empresa júnior é uma organização sem fins lucrativos, o dinheiro de projetos e trabalhos desenvolvidos é utilizado para custear os gastos da empresa, como material, custos para desenvolvimento do trabalho e eventualmente a remuneração dos participantes. “Destinamos 10% do lucro para custear as despesas da empresa, dependendo do projeto o aluno é remunerado, mas esse não é o principal objetivo da júnior.” - diz Bruno.

Em alguns casos a Instituição pode auxiliar com as despesas mensais como é caso da Mauá, onde as conta de água, luz e telefone são pagas pela própria instituição.Os membros da empresa júnior são escolhidos por processo seletivos realizados periodicamente, do primeiro até o último ano da graduação, qualquer aluno pode participar.A empresa júnior é uma organização desenvolvida e gerida por alunos, toda faculdade pode ter a sua, fale com a direção da sua instituição.