»

Monografias Prontas

• Ninguém Me Responde!

Fonte: Bumeran

Uma das muitas reclamações que recebemos de nossos usuários é que não recebem nem um recadinho dos empregadores para os quais enviam seus currículos. Conversamos com um recrutador de uma multinacional que nos ajudou a entender o problema do ponto de vista da empresa.

Ele anunciou uma vaga para a área financeira, especificando detalhadamente qual o tipo de formação e experiência que o cargo requeria. Solicitou também que o currículo viesse acompanhado de uma carta de apresentação. Mal a vaga foi posta no ar, começaram a chover currículos de todos os lugares do Brasil e até da América Latina. Foram tantos que, em dado momento, a caixa postal estava lotada e não recebia mais novas mensagens.

No entanto, ao abrir os currículos, o recrutador ficou extremamente decepcionado. Metade deles não tinha nada a ver com o perfil desejado."Eram profissionais que enviaram seus cvs apenas porque viram o nome da empresa na vaga", diz o recrutador. A outra metade não atendia a todos os requisitos claramente detalhados no anúncio. Havia ainda aqueles que possuíam as habilidades necessárias, mas estavam tão espalhadas pelo currículo que procurá-las "me deu a exata medida do que significa encontrar agulha no palheiro", conta bem-humorado meu amigo recrutador. Para uns quinhentos candidatos, o recrutados enviou apenas a mensagem automática. Apenas para os quinze cvs que estavam dentro do perfil procurado houve uma comunicação mais pessoal e feedbacks constantes. A partir desta conversa, pude delinear o que NÃO fazer na hora de remeter um currículo a uma vaga:

Não envie seu cv para vagas que não estão de acordo com seu perfil e objetivos profissionais, por melhor ou maior que seja a empresa. O recrutador responsável pelo processo simplesmente apaga ou joga fora os currículos fora dos requisitos, não os guarda para um futuro aproveitamento.

Adapte o currículo à vaga, deixando em destaque as habilidades mencionadas, para evitar que o recrutador tenha de procurá-las ( e correr o risco de não encontrá-las).

Se precisar anexar uma carta de apresentação, ressalte as características que a vaga solicita em no máximo cinco linhas. E todo cuidado com o Português.

Tenha foco no cliente (empregador) não em você. Leia com muita atenção o que é solicitado para a posição e, se você possuir a habilidade, deixe em destaque. Não adianta impingir o que você considera importante na sua carreira. Você precisa mostrar que pode resolver o problema do cliente e não o contrário (que o empregador é que vai resolver um problema seu).

Sendo assim, não se apresente como vítima. Dizer que está há três anos desempregado e precisando muito do emprego não vai ajudar, a menos que antes disso você tenha PROVADO que pode resolver o problema do empregador. Sempre que tiver oportunidade, dê exemplo de sua atuação que demonstrem quanto você será útil e ajudará a empresa a crescer.

Do ponto de vista do empregador, só uns poucos talentos atendem as suas exigências. Se quiser ser um deles, tenha foco nos seus próprios objetivos e demonstre do que é capaz nas poucas linhas do seu currículo.

ATENDIMENTO NINJA
24 HS X 7 DIAS

Capitais e Regiões Metropolinas (Brasil)
4003-3538

Demais Regiões do Brasil
0800-878-3071

Portugal +351-308-809-562

Celular 24hs e WhatsApp
Oi: +55 (11) 96128-5906
Tim: +55 (11) 97803-4071
Vivo: +55 (11) 99739-8856
Claro: +55 (11) 99344-9639
Nextel: +55 (11) 94737-9174
ID: 121*23939

Email: escrevendo@globo.com
Fale Via Skype Clique Aqui