• Como Escrever Uma Monografia

A monografia é a opção mais escolhida pelas faculdades para avaliar se o aluno está apto para deixar o curso universitário. Um desafio que exige uma atenção às normas técnicas comuns a um trabalho científico e que assusta à primeira vista. No entanto, encare o momento como a grande oportunidade de mostrar parte daquilo que aprendeu no decorrer do curso e dê sua contribuição para a área em que vai atuar profissionalmente.

- CARACTERÍSTICAS DO TRABALHOS

A etimologia da palavra monografia indica que o trabalho a ser realizado será marcado pela especificação. No grego, monós significa "um só" e graphien é o mesmo que "escrever", ou seja, a dissertação tem de ficar limitada a um único assunto, que deve ser estudado em minúcias. Dessa forma, a primeira coisa com que você precisa se preocupar é com o tema, pois, se optar por algo que não tenha bastante afinidade, a realização do trabalho será muito penosa e você terá dificuldades, caso se arrependa mais tarde.

- GESTÃO DO TEMPO

O tempo para a realização de uma monografia varia de faculdade para faculdade, mas a melhor saída para o aluno é ficar sempre atento ao cronograma e se antecipar aos prazos, para evitar surpresas. As etapas que precisam ser cumpridas, com pequenas variações, são as seguintes: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica, documentação, crítica, construção e redação.

- BUSCA DAS INFORMAÇÕES

Depois de delimitado o tema, a pesquisa bibliográfica é o próximo passo a ser dado. Você já deve ter uma noção de onde vai procurar as informações necessárias ao seu trabalho, seja em livros, revistas e artigos científicos. Nessa fase da monografia, a ajuda do professor é essencial, já que ele tem mais condições de dar esse tipo de orientação.

- RELAÇÃO COM O PROFESSOR

Além de auxiliar na busca das melhores fontes de pesquisa, o professor deve esclarecer possíveis dúvidas quanto à realização do trabalho. No entanto, a decisão final do que será feito é sua, após pesar bem tudo o que foi dito pelo orientador. Procure se encontrar com ele pelo menos quatro vezes por mês, para um melhor acompanhamento daquilo que está sendo realizado.

- ESTRUTURA DA REDAÇÃO

Assim que a pesquisa for finalizada, o aluno tem de unir o material coletado e estruturar o texto de uma forma que todas as informações sejam compreensíveis ao leitor, divididas em introdução, desenvolvimento e conclusão. Algumas dicas podem ser úteis:

· Fazer um esboço do texto é uma boa maneira de começar. Esse planejamento tem a função de organizar e hierarquizar as idéias que serão desenvolvidas, para evitar esquecer determinados tópicos. · O respeito à normatização também é essencial. Por isso, procure conhecer o modo correto de usar citações e referências bibliográficas.

Para evitar erros gramaticais ou de informação, a revisão deve ser feita, de preferência, horas depois de o texto ter sido escrito, já que algumas falhas não são percebidas quando se está muito tempo na frente de um computador. Mesmo assim, peça a uma pessoa de sua confiança para ler o que você fez.

- DICAS DE APRESENTAÇÃO

A apresentação da monografia diante dos colegas e avaliadores segue a mesma regra do texto escrito: precisa ter começo, meio e fim. Ela tem de ser ensaiada com antecedência e você não pode, jamais, ultrapassar o tempo estipulado.

Leve um papel com tópicos para servir de base daquilo que será dito, mas nunca leia exatamente o que está anotado.

- BIOGRAFIA SUGERIDA

- Victoriano, Benedito A. D. e Garcia, Carla.C. Produzindo Monografia. 1ª edição. São Paulo, Editora Publisher, 1996.

- Inácio Filho, Geraldo. A Monografia na Universidade. 2ª edição. São Paulo, Papirus Editora, 1998.