• Como Desenvolver Uma Tese de Doutorado

No dicionário Aurélio, a palavra doutor, do latim docere (que significa ensinar), conta com sete definições diferentes. Uma delas é a seguinte: homem muito douto; sábio; erudito. Com grande importância na carreira de qualquer profissional, o título de doutorado habilita o graduado a executar e orientar pesquisas em uma determinada área de conhecimento. Como doutor, ele pode executá-las e orientá-las. Agora, para alcançar esse tipo de grau, o profissional precisa fazer um trabalho de conclusão de curso, neste caso, a tese.

- CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO

O doutorado é um grau mais avançado que o mestrado. Por isso, você deve prestar atenção em apresentar um trabalho mais incrementado em comparação à dissertação. A tese tem por objetivo deixar o leitor com uma opinião, tanto sobre a verdade ou falsidade de uma idéia. Para que isso ocorra, você precisar trazer evidências de provas e um raciocínio coerente.

- BUSCA DAS INFORMAÇÕES

Uma das principais exigências para um bom andamento da tese é a originalidade da investigação. Então, é com esse conceito na cabeça que você deve ir atrás das informações. Afinal, seu trabalho precisa justificar, convencer, persuadir e influenciar a sua área atuação, gerando até mesmo o desenvolvimento de novos conhecimentos. A tese pode resultar de um estudo teórico, bem como pesquisas de campo ou experimentação.

- GESTÃO DO TEMPO

Escolha o mais rápido possível o assunto que será abordado no trabalho. A partir daí, forme um cronograma, em parceria com seu orientador. Então siga seu roteiro e mantenha um contato periódico para o trabalho de orientação.

- RELAÇÃO COM O ORIENTADOR

A sua principal obrigação neste caso é ter a certeza de que ele apresenta bagagem e conhecimento necessários para contribuir no sucesso do trabalho. Procure conhecer o currículo dele e, se possível, as experiências com outros alunos. Um outro conselho importante é o trabalho andar de acordo com a cabeça do aluno, não do educador. Absorva conselhos, mas mantenha suas idéias iniciais.

- ESTRUTURA DA REDAÇÃO

Mantenha a elegância. Use, de preferência, uma linguagem impessoal. Descarte palavras com características afetivas e coloquiais, dando lugar para uma linguagem baseada na comunicação e exposição. Uma tese, com autor único, aceita até a utilização de primeira pessoa. Não esqueça também da pouco agradável, mas essencial, revisão da redação.

- FORMATO DE ENTREGA

A tese tem que ser feita baseada na apresentação de trabalhos científicos*. Mas não esqueça de dois importantes conselhos: deixe a conclusão em um capítulo à parte e descubra as regras básicas de cada instituição para entrega. Com relação aos critérios de cada lugar, vale lembrar que normalmente ocorrem diferenças de exigências entre os cursos. Basicamente, o formato de um trabalho deste nível exige uma introdução, um corpo (para discussão do assunto) e a conclusão. Também pode apresentar resumo e dedicatória.

- A DEFESA DA TESE

Deixe a preguiça de lado e assista as defesas de teses de seus colegas, para ficar com a noção do nível das bancas de avaliação. O resto não foge à regra das monografias e dissertações: não seja defensivo, tenha uma conversa com antecedência com o orientador e faça um roteiro dos pontos que deseja abordar durante a exposição.

- BIOGRAFIA SUGERIDA

- http://www.sce.carleton.ca/faculty/chinneck/thesis.html - criado pelo professor John W. Chinnek, da Carleton University (Otawa, Canada). A página descreve todos os passos para a realização de uma tese. Em inglês.

- Andrade, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. 2ª edição. São Paulo, Atlas, 1997.

- Beaud, Michel; Lins, Gloria de Carvalho, Trad. Arte da tese: como preparar e redigir uma tese de mestrado, uma monografia ou qualquer outro trabalho universitário. 2ª edição. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, * Martins, Joel. Subsídio para redação de dissertação de mestrado e tese de doutorado. 3ª edição. São Paulo, Editora Moraes, 1991.