• Conheça as diferenças dos tipos de pós-graduação

A oferta de cursos de pós-graduação cresceu assustadoramente nos últimos anos, principalmente pelo fato de o mercado de trabalho exigir cada vez mais uma ampla formação dos profissionais. No entanto, muitos alunos que estão no final da faculdade ainda possuem dúvidas sobre as diferenças entre mestrado, especialização e MBA. Antes de escolher um curso para continuar os estudos, saiba qual é o seu objetivo.

Os cursos de pós-graduação são divididos como stricto sensu e lato sensu. "A pós stricto sensu, como os mestrados e doutorados, leva a um título acadêmico", afirma Daniel Hogan, pró-reitor de pós-graduação da Unicamp. Os universitários que desejam se formar professores e pesquisadores devem fazer esse tipo de curso e, para conseguir uma vaga, é necessário uma boa preparação. Entre os critérios de seleção estão prova escrita, conhecimento de idioma estrangeiro, análise de currículo, entrevista e apresentação de projeto de pesquisa.

Assim como na graduação, os diplomas dos cursos stricto sensu precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), só que por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde 1998, além dos mestrados acadêmicos, a Capes autorizou a criação de mestrados profissionais. "Eles também são stricto sensu, mas têm público e objetivos diferentes, pois são dirigidos para a prática e o aprofundamento profissional", explica Hogan.

O aperfeiçoamento profissional é também o objetivo dos cursos lato sensu, que incluem especializações e MBAs (Master in Business Administration). "Os cursos lato sensu são direcionados para oferecer uma formação complementar. Servem para o profissional se atualizar, se especializar", diz o pró-reitor de pós-graduação da Unicamp, que vê um futuro promissor para esse tipo de curso. "Essa demanda vai crescer muito Hoje as coisas mudam rapidamente. Alguém que se forma agora, no ano seguinte já está desatualizado".

Com o crescimento na oferta dos cursos lato sensu, no entanto, o estudante precisa estar alerta para não fazer algo de má qualidade. "O perigo desse tipo de curso lato sensu é que ele não precisa de credenciamento junto ao Capes ou outra entidade. Por isso, o aluno tem de pesquisar para saber como é o corpo docente, o conteúdo que será passado e a história da instituição", sugere Hogan.