• Minas terá primeiro curso superior sobre fabricação de cachaça

A Escola Agrotécnica Federal (EAF), localizada no município mineiro de Salinas, realizará o primeiro curso de nível superior em todo o mundo voltado para a produção de cachaça. O ministro da Educação, Tarso Genro, autorizou em 22 de dezembro de 2004 a criação do curso, que terá início a partir de agosto.

O curso superior de tecnologia em produção de cachaça terá duração mínima de três anos, com o objetivo de treinar alunos para atuar em todos os setores da cadeia produtiva da cachaça artesanal, do cultivo da cana até o engarrafamento da bebida. Entre as 31 disciplinas do curso, estão incluídas análise físico-química da cachaça, segurança no trabalho e gestão agroindustrial.

Universidade chilena cria curso sobre Ovnis

A Universidade de Santiago do Chile vai oferecer, a partir de abril, o curso Ovnis e Fenômenos Aéreos Anômalos, o primeiro de nível superior da América do Sul sobre objetos voadores não identificados. Com duração de oito meses, o curso terá a participação do Centro de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), da Força Aérea do Chile.

Segundo o diretor do Planetário da universidade, Juan Herrera Quiroz, o objetivo do curso é possibilitar uma série de ferramentas científicas para que as pessoas interessadas no tema tenham um critério mais coerente ao analisar a problemática dos Ovnis. O curso terá matérias como astrofotografia, cosmologia, física e medicina espacial.

Canadá oferece bolsas para pós em gerenciamento costeiro

A Embaixada do Canadá em Brasília anunciou que estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida/ACDI) na área marítima, com duração de um ano, para o programa de mestrado "Master of Marine Management", oferecido pela Dalhousie University, localizada na cidade de Halifax. Os candidatos devem trabalhar em setores relacionados à área marítima ou de oceanos, e seus projetos de estudo precisam ser aplicáveis ao seu domínio de trabalho.

Esse programa de cooperação visa contribuir para o aperfeiçoamento dos recursos humanos brasileiros, capacitando-os com habilidades para exercitar domínio e gerência efetivos da zona costeira e dos recursos marítimos, de maneira racional e sustentável. Os interessados em obter apoio financeiro da Cida/ACDI têm de preencher o formulário "ACDI-CIDA 900E", disponível no portal do programa (http://www.acdi-cida.gc.ca/forms.htm), e encaminhá-lo à Dalhousie University, junto com os documentos de inscrição.

MEC reabre autorização de novos cursos de graduação
O Ministério da Educação (MEC) reabriu, em 3 de janeiro, o credenciamento de instituições de ensino superior e a autorização de novos cursos superiores de graduação, seqüenciais, de ensino a distância, tecnológicos e aqueles ministrados fora da sede das instituições de ensino, em todo o Brasil. A medida que suspendia a abertura de pedidos de novos cursos e de novas instituições, tanto públicas quanto particulares, estava em vigor há seis meses, como uma forma de garantir a qualidade da educação superior no País durante o processo de expansão.

Segundo a portaria assinada pelo ministro Tarso Genro, a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) será o órgão responsável pelo credenciamento das instituições, além de autorizar e reconhecer novos cursos superiores. Em 2004, o MEC credenciou 110 instituições de ensino superior e 520 novos cursos, atendendo os critérios de avaliação que priorizam a qualidade do ensino, responsabilidade social e redução das desigualdades regionais e a atualização do conhecimento.